Dívidas

Prefeitura de Santa Maria encaminhará lista de inadimplentes ao SPC

"A prefeitura de Santa Maria vai enviar, em setembro, a lista de milhares de devedores de IPTU e ISSQN para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Cartório de Protestos. A decisão foi anunciada em dezembro, depois que a prefeitura deu prazo para regularização, mas só entrará em prática agora, após o cadastro ser atualizado. Isso foi feito por meio de decreto que saiu na segunda e deu baixa a mais 700 empresas e profissionais liberais que estavam inscritos no ISSQN.

A medida foi feita para evitar que fosse enviado o pedido de inscrição de empresas que não existem mais _ isso porque o SPC e o Cartório de Protestos cobram taxas para fazer a inscrição e a cobrança. Isso não quer dizer que as dívidas foram perdoadas. Os responsáveis pelas empresas inativas seguem respondendo a processo de cobrança na Justiça.

Segundo a secretária municipal de Finanças, Ana Beatriz de Barros, quem deve até R$ 5 mil terá seu nome incluído na lista do SPC, e dívidas acima disso serão encaminhadas ao Cartório de Protestos. Com isso, os devedores terão seu nome registrado na lista de inadimplentes do Serasa, que é de âmbito nacional, e passam a ficar impossibilitados de abrir conta em lojas e vendar para órgãos públicos, por exemplo.

A possibilidade de colocar os devedores no SPC e Serasa foi possível graças à lei federal 12.767, de 2012. Antes, as prefeituras só podiam cobrar as dívidas na Justiça."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

CDL Santa Maria completa 50 anos nesta quinta-feira

Próximo

Região se prepara para a Expointer 2014

Economia